Você sente dores constantes na cabeça, rosto, pescoço e ossos da face? É bem provável que você esteja sofrendo com a disfunção temporomandibular, um problema pouco conhecido, mas que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
O Valmir Lavinicki Instituto Odontológico é uma clínica odontológica de alto padrão, localizada em Foz do Iguaçu, que conta com atendimento focado no tratamento da disfunção temporomandibular. Conte com a nossa ajuda para resolver esse problema e recuperar sua qualidade de vida.
A DTM é a sigla para disfunção temporomandibular, um problema que acomete uma pequena articulação e que poucas pessoas conhecem a articulação temporomandibular. Também chamada de ATM, a importância dessa articulação não condiz com a sua popularidade, já que ela é “apenas” responsável pela fala e mastigação – sendo, por isso, a articulação mais utilizada no corpo humano.
A DTM pode manifestar-se de diversas maneiras e pode ser causada por uma série de fatores, incluindo estresse, trauma na mandíbula, bruxismo (ranger ou apertar dos dentes), má oclusão dentária (má posição dos dentes quando a boca está fechada), problemas de postura, artrite, entre outros. Por isso, para tratar a disfunção temporomandibular, é imprescindível conhecer a sua causa.
Um dos grandes desafios do diagnóstico da disfunção temporomandibular é que os sintomas dela são facilmente confundidos com outras doenças. Por isso, não é difícil encontrar casos de pacientes com dores de cabeça crônicas, por exemplo, tendo dificuldades para lidar com esse problema.
Ainda assim, separamos alguns dos sintomas mais comuns da disfunção temporomandibular. Desta forma, você poderá ter um embasamento para saber se deve realmente se preocupar com a DTM. São eles:
Ainda assim, para ter um diagnóstico preciso da DTM, é estritamente necessário a avaliação clínica, que deve ser feita por um ortodontista, ou dentista especializado em ortopedia funcional dos maxilares. Somente esses profissionais poderão, não só identificar a causa do problema, como também montar um plano de tratamento eficaz, para que você possa resolvê-lo da melhor maneira possível.
O tratamento da disfunção temporomandibular varia de acordo com a gravidade dos sintomas e, principalmente, a sua causa. Em caso de problemas como prognatismo, por exemplo, será recomendado o tratamento ortodôntico e a cirurgia ortognática – que ajuda a reposicionar a mandíbula e atenuar a DTM.
Além das medidas específicas, o dentista responsável pelo tratamento da DTM também pode indicar procedimentos mais conservadores, como fisioterapia, equipamentos de proteção dental (como placas para bruxismo), medicação, terapias de relaxamento, entre outros. Os procedimentos cirúrgicos podem ser necessários, mas, geralmente, são considerados apenas como último recurso.
Caso opte por fazer o tratamento da disfunção temporomandibular aqui no Valmir Lavinicki Instituto Odontológico, você terá ao seu dispor uma equipe multidisciplinar, que vai trabalhar em conjunto para resolver o seu problema, do diagnóstico ao tratamento. Além disso, temos uma estrutura completa, incluindo um centro radiológico, para que você possa fazer todos os procedimentos necessários para cuidar da sua saúde em local único.
O Valmir Lavinicki Instituto Odontológico é uma clínica odontológica renomada, que conta com mais de três décadas de atuação na região de Foz do Iguaçu. Além de ter uma equipe de profissionais experientes, nossa estrutura é altamente qualificada, equipada com tecnologia de última geração, para garantir o máximo de conforto, segurança e bem-estar aos nosso pacientes.
Deseja saber como começar o seu tratamento para a disfunção temporomandibular? Mande uma mensagem em um de nossos canais e agende hoje mesmo uma avaliação com um de nossos especialistas em DTM.
Agende sua consulta!