
11 out Periimplantite – saiba mais sobre essa doença que pode atingir o implante dentário
O implante dentário é a melhor alternativa em termos de conforto, saúde, estética e funcionalidade para que uma pessoa possa recuperar os dentes perdidos. Com ele, a capacidade mastigatória é resgatada por completo, o paciente tem mais facilidade para se comunicar e até mesmo a saúde mental e autoestima da pessoa é beneficiada.
A gente costuma brincar que quem usa o implante dentário tem a sensação de que os seus dentes “nasceram” novamente. Apesar de ser uma força de expressão, ela tem seu fundo de verdade, já que o paciente precisa zelar pelo seu novo sorriso da mesma forma que devia ser feito quando tinha o seu sorriso natural. Isso porque, também existem doenças que podem afetar o implante dentário e até mesmo obrigar a sua remoção – sendo uma das mais graves a periimplantite.
Você nunca ouviu falar sobre esse problema? Não se preocupe. No artigo de hoje do blog do Instituto Lavinicki, vamos falar mais sobre a periimplantite e passar dicas fundamentais para você prevenir que esse problema afete o seu sorriso.
Partindo do princípio – O que é periimplantite?
A Periimplantite é uma doença inflamatória, que afeta os tecidos em volta dos implantes dentários, que pode levar à perda do osso periimplantar. Ela é bem parecida com a periodontite, mas ocorre especificamente ao redor dos pinos de titânio do implante.
Quando não é tratada adequadamente, a periimplantite pode comprometer a estabilidade do implante dentário e até mesmo levar à sua perda. Por isso, é importante que o paciente mantenha uma boa rotina de cuidados com a sua saúde para evitar que ele aconteça.
O que causa a periimplantite?
A principal causa da periimplantite é o acúmulo da placa bacteriana e do tártaro ao redor dos implantes dentários. Contudo, existem outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dessa doença, sendo eles:
Maus hábitos de higiene bucal
A falta de cuidados com a higiene bucal é o principal fator que pode causar o acúmulo de placa bacteriana ao redor dos implantes dentários. Para evitar isso, o recomendado é que você escove os dentes e use o fio dental após todas as refeições.
Histórico de periodontite
Pacientes que sofreram com a doença periodontal possuem um risco maior de desenvolver a periimplantite. Por isso, é importante manter uma boa rotina de cuidados com a sua saúde bucal.
Tabagismo
Precisamos mesmo falar como o cigarro é prejudicial para a sua saúde bucal? No caso de quem usa implantes dentários, o hábito de fumar prejudica a cicatrização e pode aumentar o risco de inflamação.
Carga excessiva no implante dentário
Uma situação pouco comum, mas que também pode causar a periimplantite. A pressão excessiva sobre o implante dentário pode acontecer devido a fatores como bruxismo (ranger de dentes) ou próteses mal ajustadas.
Quais os sintomas da periimplantite?
- Gengivas vermelhas, escuras ou inchadas;
- Sangramento ao redor do implante dentário;
- Dor ou desconforto ao toque na região do implante;
- Presença de pus na gengiva;
- Retração gengival, expondo parte do implante;
- Mobilidade do implante (sensação de que estão moles).
Como prevenir a periimplantite?
Como você pode perceber, a periimplantite é uma condição séria que pode, inclusive, comprometer a longevidade dos seus implantes dentários. Contudo, é possível evitar o surgimento dessa e outras doenças com os cuidados adequados, como uma rotina saudável e visitas regulares ao dentista.
Você usa implantes dentários e ainda não fez a sua consulta de retorno? Fique atento. O ideal é que você marque consultas periódicas uma vez a cada seis meses, assim podemos fazer o acompanhamento da sua saúde bucal e intervir com tratamentos precoces ao notar qualquer alteração em seu sorriso.
O Instituto Lavinicki é uma clínica de alto padrão, localizada em Foz do Iguaçu. Nosso responsável técnico, Dr. Valmir Lavinicki, é referência em implantes dentários na região, sendo um dos pioneiros em trabalhar com essa técnica no estado do Paraná. Quer saber como poderemos te ajudar? Entre em contato com a gente no telefone (45) 3523-4335 ou (45) 99142-4576 .