Câncer Bucal: 4 Coisas que você precisa saber sobre essa doença

câncer bucal 4 coisas que você precisa saber sobre essa doença

Câncer Bucal: 4 Coisas que você precisa saber sobre essa doença

No mês de Setembro, o Instituto Lavinicki está com uma campanha de conscientização sobre o câncer bucal – uma doença pouco conhecida, mas que faz milhares de vítimas todos os anos no Brasil e em todo o mundo. E a principal causa desse problema é justamente a falta de informação.

Portanto, no artigo de hoje em nosso blog, vamos discutir alguns dos principais pontos sobre o câncer bucal para que você possa conhecer e prevenir essa doença da maneira correta. Lembrando que, no Insituto Lavinicki, nos destacamos por trabalhar com procedimentos que previnem o surgimento desses e outros problemas de saúde bucal, para saber mais, acesse nossa página sobre Odontologia Preventiva no link abaixo.

1 – O Câncer Bucal é um dos tipos mais comuns no Brasil

Apesar de não ter tanta atenção pelo grande público, o câncer bucal é um dos tipos de câncer com maiores taxas de incidência no Brasil. Também conhecido como câncer de boca ou de cavidade oral, esse câncer consiste em um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca (incluindo gengiva, céu da boca, bochechas, língua e a região do assoalho da boca.

O Câncer de boca é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil e, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se cerca de 40 mil novos casos da doença todos os anos. Além disso, ele possui uma taxa de mortalidade elevada, de aproximadamente 20%.

2 – Alimentação é um dos fatores de risco para o câncer bucal

câncer bucal 4 coisas que você precisa saber sobre essa doençaEstudos indicam que a dieta tem relação direta com o surgimento do câncer bucal. Pessoas que não possuem uma alimentação equilibrada e não têm por hábito comer fibras e verduras, têm mais disposição ao desenvolvimento de tumores na boca.

Além disso, outro fator de risco comprovado para o câncer de boca é a obesidade. Por isso, além de ter uma dieta saudável, se você deseja prevenir essa doença, é importante que mantenha uma boa rotina de exercícios físicos e controle o seu peso corporal.

3 – Exposição excessiva ao sol também favorece o câncer bucal

Você já deve saber que a exposição excessiva aos raios solares UVA podem causar o câncer de pele. Contudo, o que pouca gente sabe é que essa radiação também pode provocar o câncer bucal, aumentando os riscos do surgimento de tumores nos lábios.

Para prevenir esse problema, o ideal é que você evite a exposição ao sol nos momentos onde há maior presença desses raios na atmosfera – entre as 10h e às 16h. Também é importante que você faça o uso diário do protetor solar e do protetor labial, inclusive em dias chuvosos ou nublados.

4 – O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do Câncer Bucal

câncer bucal 4 coisas que você precisa saber sobre essa doençaA alta taxa de mortalidade do câncer bucal tem uma explicação: na maioria dos casos, a doença é diagnosticada em estágios avançados, onde o tratamento já não surte mais efeito. Por isso, é importante que você preste atenção aos sintomas (manchas, caroços e lesões que não cicatrizam em menos de 14 dias) e mantenha sempre em dia suas visitas ao dentista.

Aqui no Instituto Lavinicki trabalhamos com um protocolo preventivo que ajuda a evitar o surgimento dessas e outras doenças. Para isso, contamos com o auxílio do Check-up Preventivo Digital – um exame de imagem que nos permite diagnosticar o câncer bucal e diversas outras doenças em seus estágios mais iniciais, proporcionando um tratamento menos invasivo e com maiores chances de sucesso.

O Instituto Lavinicki é uma clínica de alto padrão, localizada em Foz do Iguaçu. Nosso responsável técnico, Dr. Valmir Lavinicki, é referência em implantes dentários na região, sendo um dos pioneiros em trabalhar com essa técnica no estado do Paraná. Quer saber como poderemos te ajudar? Entre em contato com a gente no telefone (45) 3523-4335 ou (45) 99142-4576 .